Introdução

O fígado de galinha é um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta.

Embora as carnes de órgãos não sejam tão populares quanto antes, o fígado da galinha está repleto de nutrientes essenciais.

O fígado de galinha é uma fonte significativa de várias vitaminas importantes e é inclusive uma fonte surpreendente de vitamina C. Ele também oferece uma boa variedade de minerais essenciais e é particularmente rico em selênio e ferro.

Para cada 100 gramas de fígado de frango, essas são as informações nutricionais e as propriedades e benefícios do fígado de frango para promoção da saúde:

1. Protege o corpo contra a anemia (Vitamina B12 - 352% DV)

O fígado de galinha pode fornecer ao corpo mais de três vezes o DV de vitamina B12, um nutriente essencial que apoia a produção de glóbulos vermelhos e ajuda a prevenir a anemia perniciosa.

A vitamina B12 está envolvida em vários processos biológicos, incluindo, mas não se limitando ao seu papel central no DNA, energia e sistema nervoso.

Uma vez que esta vitamina é tão crítica para nossa saúde, a deficiência de B12 tem sido associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, depressão e demência. (*)

2. Promove uma boa visão (Vitamina A -288% DV)

Muitas pessoas provavelmente não sabiam que ela está repleta de vitamina A na forma de retinol, alfa e beta-caroteno, incluindo licopeno.

O nutriente retinol é também conhecido como "vitamina A pré-formada" e está presente em alimentos de origem animal, como ovos, peixes oleosos e fígado bovino e de galinha.

O retinol é altamente biodisponível e podemos usá-lo em seu estado natural para atender às nossas necessidades de vitamina A.(*)

3. Apoia a fertilidade (Folato - 140% DV)

Se você estiver grávida ou planejando engravidar, o fígado de galinha pode ser bom para você. Com seus 560 mcg de folato, ajuda a promover a fertilidade, bem como a prevenir defeitos do tubo neural para o bebê em desenvolvimento.

4. Bom para os tecidos do corpo (Riboflavina -136% DV)

Dor ao redor dos lábios, boca e língua e rachaduras e/ou descamação da pele nos cantos da boca e ao redor do nariz indicam falta de riboflavina no corpo. A riboflavina, também conhecida como vitamina B2, é essencial para a reprodução, crescimento, reparo e desenvolvimento normais dos tecidos do corpo, incluindo a pele. O fígado de galinha contém 2,3 mg de riboflavina.

5. Garante uma tireoide saudável (Selênio - 126% DV)

É repleto de selênio, um mineral que suporta o iodo para manter a glândula tireóide em ótima forma.

O selênio é um mineral essencial com propriedades antioxidantes e é fundamental para o funcionamento ideal da glândula tireóide.

Também há pesquisas que sugerem que o selênio pode melhorar o reparo do DNA, o que pode potencialmente ajudar a reduzir o risco de câncer e doenças relacionadas ao DNA danificado. (*)

100 gramas de fígado de frango contêm mais selênio do que a RDA diária.

6. Combate o Estresse (Ácido Pantotênico - 83% DV)

Com seu rico ácido pantotênico, ajuda o corpo a combater o estresse apoiando as glândulas supra-renais.

7. Melhora a Saúde do Sistema Imunológico (Ferro - 72% DV)

Além de seu papel na prevenção da anemia, o ferro também mantém o sistema imunológico nas melhores condições e o fígado de galinha é uma excelente fonte deste mineral essencial.

8. Afasta a Pelagra (Niacina - 70% DV) 

A pelagra é uma doença causada pela deficiência de niacina no organismo, também conhecida por Vitamina B3.

A falta de suprimento de niacina no corpo se manifestará na forma de pelagra, uma doença com sintomas que incluem delírios, diarréia, membranas mucosas inflamadas e feridas escamosas na pele. Frango e atum são algumas das maiores fontes de niacina.

9. Mantém a pele, o cabelo e as unhas saudáveis ​​(Proteína - 52% DV)

O fígado de galinha é extremamente denso em proteínas e fornece grandes quantidades de proteínas com o mínimo de calorias.

A proteína do fígado de frango é uma proteína “completa”, o que significa que contém todos os nove aminoácidos que necessitamos de nossa dieta ( * ).

Um dos muitos benefícios da proteína para a saúde é manter a pele, os músculos, o cabelo e as unhas em perfeitas condições e o fígado de galinha é outra excelente fonte deste nutriente muito importante.

10. Mantém Dentes e Ossos Saudáveis ​​(Fósforo - 42% DV)

Também é bom para os dentes, gengivas e ossos devido ao seu rico conteúdo de fósforo, pois o cálcio não pode construir dentes e ossos sem a ajuda deste mineral.

Dica Final

Embora os benefícios do fígado de frango para a saúde sejam bem conhecidos, o sabor pode ser um problema para algumas pessoas.

O fígado de frango está longe da popularidade do peito de frango, mas oferece muito mais valor nutricional.

O fígado de frango tem um dos sabores mais suaves entre as carnes de órgãos, então pode ser uma boa opção para pessoas que não gostam do sabor do fígado de boi.

Além disso, existem alguns métodos e receitas culinárias que podemos usar para melhorar o sabor. Confira uma receita deliciosa clicando aqui.

Conheça também o Portal de Receitas Carnívoras, com mais de 200 receitas esperando por você.

Glossário:

DV: O valor percentual diário (DV) no rótulo de informações nutricionais é um guia para os nutrientes em uma porção de alimento. Por exemplo, se o rótulo lista 15% de cálcio, significa que uma porção fornece 15% do cálcio de que você precisa a cada dia.