Introdução 

- Prazer, finais de semana. 

Muitas pessoas se dão muito bem durante a semana, mas acabam se entregando aos excessos nos fins de semana.

Isso poderia realmente ser o suficiente para sabotar o emagrecimento?

Sim, o sábado e domingo são os maiores obstáculos do emagrecimento. Quer ver por que?

Alimentação desregrada

Os hábitos alimentares tendem a mudar drasticamente aos finais de semana.

É muito comum que as pessoas comam mais fora de casa, peçam comida pronta, façam um número maior de refeições e tenham escolhas mais calóricas e menos saudáveis para compensarem a rotina pesada da semana. 

Falta de atividade física

Não é todo mundo que aproveita os finais de semana para ser mais ativo. 

A maioria das pessoas acaba tendo um comportamento mais sedentário aos sábados e domingos, passando muito tempo sentadas ou deitadas.

Tanto é verdade que as academias costumam ficar mais vazias aos finais de semana, mas estão sempre mais cheias na segunda-feira! (*)

Maior oferta de besteiras

Seja para ver e não comer ou para ver e comer em quantidade moderada, é preciso um esforço ativo muito grande para não se atracar com as besteiras que aparecem pela frente aos finais de semana.

Almoçando na casa de um familiar ou indo em um restaurante, você inevitavelmente vai acabar se deparando com alimentos que podem impactar negativamente a saúde e seus esforços para emagrecer.

Consumo de álcool

O álcool em si contém 7 calorias por grama e são 'calorias vazias'. Como normalmente você bebe em um estado descontraído, é muito fácil consumir uma grande quantidade de calorias na forma líquida sem perceber.

Além disso, consumir álcool em excesso tende a afrouxar sua inibição, o que muitas vezes leva a fazer escolhas alimentares sem pensar, aumentando por demasiado a sua ingestão calórica. (*, *)

Perturbação do ritmo circadiano

É comum que as pessoas durmam menos e pior aos finais de semana. Isso é péssimo para o emagrecimento, já que atrapalha seu ritmo circadiano.

Seu ritmo circadiano desempenha um papel na regulação dos hormônios da fome leptina e grelina. Um desequilíbrio nesses hormônios pode aumentar o apetite ou o desejo por alimentos menos saudáveis e mais calóricos. (*, *)

Conclusão

Pode ser difícil mudar seus hábitos de fim de semana, especialmente porque muitos deles podem fazer parte de seu ambiente social, mas se você precisa emagrecer por um motivo de saúde ou porque tem um objetivo que seja estético, é preciso que tenha cautela aos finais de semana, para que não prejudiquem o resultado que pretende obter.

Provavelmente será necessário algum trabalho de tentativa e erro, assim você irá descobrir se prefere manter os finais de semana com mais ou menos flexibilidade em termos de escolha de alimentos e bebidas.

Uma boa dica que nunca cai de moda é, analise suas tentativas de emagrecimento no passado, para descobrir se você é o tipo de pessoa que funciona melhor com a adoção da moderação, substituição ou abstenção de alimentos que podem sabotar sua saúde e emagrecimento, procure se manter mais ativo(a) aos finais de semana e obter boas noites de sono!


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