Introdução

Os exercícios abdominais hipopressivos têm muitos benefícios para a saúde e desde quando passei a incluí-los na minha rotina de treinos, tenho notado uma boa diferença, especialmente na cintura, postura e melhora da função respiratória. 

Como bastante gente me pergunta sobre o método, trouxe algumas informações para vocês. 

O que é o hipopressivo?

Os exercícios hipopressivos se tornaram uma técnica relativamente nova que visa estimular os músculos abdominais e pélvicos, o que ajuda muito a tonificar o abdômen e fortalecer o núcleo. O método promete reduzir até 12 cm de barriga graças à combinação de respiração, vácuo e posturas específicas da técnica inspiradas no RPG. 

Esses músculos são impossíveis de serem trabalhados com abdominais tradicionais - como os que fazemos na academia - sendo muito indicado para pessoas que sofrem com dores nas costas e não podem fazer os abdominais tradicionais.

O termo 'hipopressivo' significa reduzir ou diminuir a pressão. 

Criados originalmente para ajudar mulheres no pós-parto com disfunções do assoalho pélvico, os exercícios hipopressivos se expandiram além do ambiente clínico e se tornaram um treino de baixo impacto que também encontrou aplicações benéficas no desempenho esportivo e é seguro para o público em geral. 

Já é utilizado há muitos anos fora do país, mas aqui no Brasil a técnica ainda é muito nova e muitas pessoas ainda não a conhecem. 

Conheça os principais benefícios:

Os exercícios abdominais hipopressivos têm muitos benefícios para a sua saúde, incluindo:

  1. Diminuição da dor nas costas: esses exercícios abdominais melhoram a postura das costas, ajudando a prevenir a dor nas costas.
  2. Reduzindo a cintura: os hipopressivos reduzem o diâmetro da cintura e fortalecem o abdômen sem agredir o assoalho pélvico. 
  3. Prevenção de hérnia de disco e abdominal: melhora o tônus ​​da região pélvica sem forçar o pescoço e a lombar, o que costuma acontecer com os exercícios abdominais tradicionais.
  4. Melhorar a função sexual (desempenho, sensibilidade e prazer): Ganhar tônus ​​muscular no assoalho pélvico melhora as sensações de sexo e os orgasmos se tornarão mais poderosos. 
  5. Tratamento e prevenção da incontinência urinária: Esses exercícios fortalecem o assoalho pélvico para evitar vazamentos e fortalecem os abdominais para ajudar a aliviar a pressão na área.
  6. Trata e previne o prolapso dos órgãos pélvicos: abdominais fortes ajudam a sustentar os órgãos pélvicos e, assim, liberam a tensão nos ligamentos que os sustentam. Você também pode ajudar a corrigir o prolapso de órgãos pélvicos devido ao 'efeito de vácuo'. O hipopressivo cria uma pressão negativa na cavidade pélvica que ajuda os órgãos a se levantarem e a voltarem à sua posição normal.
  7. Ajuda as mulheres antes e depois do parto: ajuda com a incontinência urinária e o prolapso dos órgãos pélvicos, que são problemas comuns associados ao pré e pós-gravidez.
  8. Melhorar a função respiratória: aumenta a capacidade respiratória
  9. Melhorar a postura e o equilíbrio: Os exercícios ativam os músculos posturais, o que ajuda na postura e no equilíbrio.
  10. Melhorar o desempenho atlético: Como exercício respiratório, melhora a aptidão cardiorrespiratória.

A beleza desse tipo de exercício é que não requer um local ou materiais específicos para ser feito. Assim, você pode fazê-los facilmente em qualquer lugar. 

Tratamento indicado para diástase!

O hipopressivo é o tratamento mais indicado para a diástase, sendo assim as mamães pós parto são as mais beneficiadas com a técnica. Após a gestação toda mulher passa a ter diástase, seja ela pequena ou grande. 

A diástase é a separação do reto abdominal (músculo do abdômen) que trás alguns sintomas para a mulher como o enfraquecimento dos músculos do abdômen e do assoalho pélvico consequentemente ocorre: 

  • Incontinência urinária
  • Dores nas costas
  • Músculos abdominais fracos
  • Pele e barriga flácida
  • Barriga inchada

Para as mamães e futuras mamães vai meu recado especial: tudo isso tem solução, e essa solução é o abdominal hipopressivo!

Onde aprender mais:

Agora que você conhece todos os benefícios dos exercícios hipopressivos, caso queira dar início à sua prática, recomendo que visite o Instagram da minha professora: Kellen Sbardelotto (Barriga negativa). 

Foi através dela que eu conheci a prática e passei a realizar o método seguindo suas aulas e orientações.

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