Em qualquer dieta você pode perder bastante peso no início, sem muito esforço. No entanto, a perda de peso pode diminuir ou parar completamente depois de um tempo, inclusive na carnívora!

Lembre-se: quando você perde peso, seu corpo reage e isso é normal!

Agora vamos analisar os motivos comuns pelos quais você não está perdendo peso e quais são as minhas dicas práticas sobre como romper o platô e fazer as coisas andarem novamente.

1. Talvez você esteja perdendo sem perceber

Se você acha que está passando por um platô de perda de peso, não se preocupe ainda.

É extremamente comum que a balança não se mova por alguns dias (ou semanas) e isso não significa que você não está perdendo gordura.

O peso corporal tende a oscilar alguns quilos a depender dos alimentos que você ingere e os hormônios também podem ter um efeito importante sobre a quantidade de água que seu corpo retém (especialmente em mulheres).

Além disso, é possível ganhar músculos ao mesmo tempo que perde gordura. Isso é particularmente comum se você começou a se exercitar recentemente.

Isso é bom, pois o que você realmente deseja perder é gordura corporal, não apenas peso.

É uma boa ideia usar algo diferente da balança para avaliar seu progresso. Por exemplo, meça suas medidas, veja como suas roupas estão caindo em você, tire fotos, faça fotos comparativas e acompanhe seu progresso no espelho.

A menos que seu peso esteja preso no mesmo ponto por mais de 1 a 2 meses, você provavelmente não precisa se preocupar com nada.

Resumo

Um platô de perda de peso pode ser explicado pelo ganho muscular, comida não digerida e flutuações na água corporal. Se a balança não se mover, você ainda pode estar perdendo gordura.

2. Você não está comendo proteína suficiente

A proteína é o nutriente mais importante para perder peso e você pode estar focando na gordura ao invés disso!

Comer mais proteína pode aumentar o metabolismo em 80-100 calorias por dia e fazer você comer automaticamente várias centenas de calorias a menos por dia. Ela também pode reduzir drasticamente os desejos por lanches e te ajudar a consumir uma menor quantidade de calorias sem dificuldade.

Uma maior ingestão de proteínas também ajuda a prevenir a desaceleração metabólica, um efeito colateral comum da perda de peso. Além disso, ajuda a prevenir a recuperação do peso.

Resumo

A baixa ingestão de proteínas pode paralisar seus esforços para perder peso, ao passo em que uma alta ingestão de gordura, ainda que seja de origem animal, pode atrapalhar seus esforços. Lembre-se: não temer a gordura naturalmente presente nos alimentos não significa que você deva comer quantidades ilimitadas de gordura! (*, *, *, *, *, *, *, *, *)

3. Você está comendo muitas calorias

Um grande número de pessoas que têm problemas para perder peso está simplesmente comendo calorias demais e isso também pode acontecer em dieta carnívora.

Você pode pensar que isso não se aplica a você, mas tenha em mente que estudos mostram consistentemente que as pessoas tendem a subestimar sua ingestão de calorias em uma quantidade significativa.

Se você não está perdendo peso, experimente pesar seus alimentos e controlar suas calorias por um tempo.

Geralmente não é necessário contar calorias e pesar tudo para o resto da vida. Em vez disso, experimente essas técnicas por alguns dias a cada poucos meses para ter uma ideia de quanto você está comendo.

Resumo 

Se a sua perda de peso parece ter parado, é possível que você esteja comendo demais. As pessoas frequentemente superestimam sua ingestão de calorias. (*, *, *)

4. Você não está levantando pesos

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer ao perder peso é fazer algum tipo de treinamento de resistência, como levantar pesos. O treinamento de força pode ajudá-lo a perder peso, queimando calorias durante e após o treino. Também pode te beneficiar com a construção de massa muscular, o que aumenta sua taxa metabólica de repouso - o número de calorias que seu corpo queima em repouso.

Resumo

O treinamento de força é uma forma eficaz de perder gordura. Previne a perda de  massa muscular frequentemente associada à perda de peso e ajuda a manter a perda de gordura a longo prazo. (*, *)

5. Você não está fazendo cardio

O cardio, também conhecido como exercício cardiovascular ou aeróbio, é qualquer tipo de exercício que aumenta a frequência cardíaca. Inclui atividades como corrida, ciclismo e natação.

É uma das maneiras mais eficazes de melhorar sua saúde. Também é muito eficaz na queima de gordura.

Resumo 

Certifique-se de fazer exercícios aeróbicos. Eles também ajudam a queimar gordura. A falta de exercícios pode ser uma das razões para um platô de perda de peso. (*, *)

6. Você não está dormindo bem

Uma boa noite de sono é um dos fatores mais importantes para sua saúde física e mental, assim como para seu peso.

A falta de sono pode  aumentar o apetite, provavelmente devido ao seu efeito sobre os hormônios que sinalizam fome e saciedade.

Estudos mostram que dormir pouco é um dos maiores fatores de risco para a obesidade.

Resumo

A falta de sono de qualidade é um forte fator de risco para a obesidade. Também pode prejudicar o progresso da perda de peso. (*)

7. Você está comendo com muita frequência

É um mito que deveríamos comer muitas pequenas refeições todos os dias para aumentar o metabolismo e perder peso.

Na verdade, estudos mostram que a frequência das refeições tem pouco ou nenhum efeito na queima de gordura ou perda de peso.

Também é ridiculamente inconveniente preparar e comer alimentos o dia todo, pois torna a alimentação saudável muito mais complicada.

Resumo: Comer com muita frequência pode resultar em ingestão excessiva de calorias, reduzindo seus esforços para perder peso. (*, *)

8. Você está bebendo muito álcool

O álcool é rico em calorias vazias, o que significa que contém muitas calorias sem vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais de que seu corpo necessita.

Adicionar uma única porção de álcool à sua dieta todos os dias pode adicionar centenas de calorias extras ao mesmo tempo que não contribui com nenhuma proteína ou micronutrientes.

Para piorar, o consumo de álcool pode retardar a queima de gordura e aumentar o armazenamento de gordura, pois quando é consumido, ele é queimado primeiro como fonte de combustível, antes de seu corpo usar qualquer outra coisa.

Embora cortar completamente o álcool de sua dieta não seja necessariamente a única maneira de perder peso, existem muitas melhorias que podem ser feitas em sua jornada para a saúde simplesmente cortando o consumo de bebidas alcoólicas.

Resumo

As bebidas alcoólicas geralmente são ricas em calorias. Se você optar por beber álcool, destilados misturados a bebidas sem calorias são provavelmente as melhores opções durante a dieta. (*, *)

9. Você está “morrendo de fome” há muito tempo

Pode não ser uma boa ideia “fazer dieta” por muito tempo.

Se você está perdendo peso há muitos meses e atingiu um platô, talvez precise apenas fazer uma pausa.

Aumente a ingestão de calorias em algumas centenas de calorias por dia, durma mais e levante alguns pesos com o objetivo de ficar mais forte e ganhar um pouco de músculo.

Procure manter seus níveis de gordura corporal por 1–2 meses antes de começar a tentar perder peso novamente.

Resumo

Se você atingiu um platô de perda de peso, pode simplesmente ter feito dieta por muito tempo. Talvez seja hora de fazer uma pausa.(*, *)

10. Suas expectativas não são realistas

A perda de peso é geralmente um processo lento. Muitas pessoas perdem a paciência antes de atingir seu objetivo final.

Embora muitas vezes seja possível perder peso rapidamente no início, poucas pessoas conseguem continuar a perder peso a uma taxa de mais de 0,5kg a 1 quilo por semana.

Outro grande problema é que muitas pessoas têm expectativas irrealistas sobre o que é possível alcançar com uma dieta saudável e exercícios.

A verdade é que nem todo mundo pode parecer um modelo de fitness ou fisiculturista. As fotos que você vê em revistas e outros lugares costumam ser aprimoradas.

Se você já perdeu um pouco de peso e se sente bem consigo mesmo, mas a balança parece não querer se mover mais, então talvez você deva começar a trabalhar para aceitar seu corpo do jeito que está ou que mudanças daqui para frente serão mais lentas.

Em algum momento, seu peso atingirá um ponto saudável, onde seu corpo se sentirá confortável. Tentar ir além disso pode não valer o esforço e pode até ser impossível para você.

Resumo:

As expectativas das pessoas às vezes são irrealistas quando se trata de perda de peso.

Lembre-se de que perder peso leva tempo e nem todo mundo pode parecer um modelo fitness ao final do processo.

Em vez de abordar a perda de peso com uma mentalidade de dieta, tenha como objetivo principal se tornar uma pessoa mais feliz, saudável e em forma.

Concentre-se em nutrir seu corpo em vez de privá-lo, e deixe a perda de peso seguir como um efeito colateral natural.

Recado final

A perda de peso nem sempre é fácil e vários fatores podem levá-la a uma paralisação – o temido “platô”.

Experimente estratégias que vão desde uma alimentação consciente até manter um diário alimentar. Não esqueça de comer mais proteínas que gordura e fazer exercícios de força + aeróbicos.

Mudar o peso e o estilo de vida exige dedicação, autodisciplina, perseverança e resiliência.

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