Um novo ano geralmente significa um novo começo para muitas pessoas. Para alguns, isso significa definir metas de saúde, como perder peso, seguir uma dieta mais saudável e iniciar uma rotina de exercícios.

No entanto, na maioria das vezes, as resoluções de saúde e bem-estar escolhidas são altamente insustentáveis, levando a maioria das pessoas a quebrar suas resoluções em poucas semanas. 

É por isso que muita gente retoma as mesmas resoluções ano após ano.

Para quebrar esse ciclo, é importante tomar decisões que podem não apenas melhorar a saúde, mas também serem seguidas por toda a vida.

Aqui estão 14 resoluções de ano novo que você pode realmente cumprir.

1. Coma mais alimentos reais

Você pode estar tomando a decisão de se alimentar de forma mais saudável ou perder peso ano após ano porque está priorizando mudanças de curto prazo em vez de benefícios para a saúde de longo prazo.

Uma dieta saudável e de longo prazo não deve ser apenas nutritiva, mas também adaptável, o que significa que você pode segui-la por toda a vida - independentemente das circunstâncias.

Decida por comer apenas comida de verdade. Não precisa ser uma dieta 100% carnívora. O mais importante é que sempre priorize o consumo de alimentos reais. Para mim isso significa uma dieta estritamente carnívora, mas para você pode significar comer bichos e plantas.  

Uma das maneiras mais fáceis e sustentáveis ​​de melhorar a saúde geral é comer mais alimentos reais (comida de verdade), pois eles contêm uma infinidade de nutrientes de que seu corpo precisa para funcionar em um nível ideal.

Além disso, alimentos reais podem reduzir significativamente os fatores de risco de doenças cardíacas, o peso corporal e os níveis de açúcar no sangue, bem como diminuir o risco de certas doenças, como diabetes tipo 2. 

Você não precisa seguir uma dieta 100% carnívora para ser uma pessoa saudável, mas com certeza vai se beneficiar de focar a dieta na proteína animal. Os alimentos de origem animal são as fontes de proteína da mais alta qualidade. As fontes vegetais carecem de um ou mais aminoácidos, o que torna mais difícil obter todos os aminoácidos de que seu corpo necessita.

As fontes de proteína animal são mais elevadas em certos nutrientes, como vitamina B12, vitamina D, o ácido graxo ômega-3 DHA, ferro heme e zinco.

2. Cozinhe mais refeições em casa

A pesquisa mostra que as pessoas que cozinham mais refeições em casa têm uma dieta de melhor qualidade e menos gordura corporal do que as pessoas que comem mais refeições na rua.

Um estudo com 11.396 adultos descobriu que aqueles que comeram 5 ou mais refeições caseiras por semana tinham 28% menos probabilidade de estar acima do peso, em comparação com aqueles que comeram menos de 3 refeições caseiras por semana (*)

Se cozinhar em casa não é uma realidade para você ainda, comece fazendo uma refeição por dia, depois aumente a frequência com o tempo até fazer a maioria das refeições e lanches em casa.

3. Corte as bebidas açucaradas

Cortar o consumo de bebidas açucaradas (sucos, refrigerantes e bebidas lácteas com açúcar) é uma ideia inteligente, considerando que elas estão associadas a um risco aumentado de obesidade, fígado gorduroso, doenças cardíacas, resistência à insulina e cáries em crianças e adultos. (*, *, *)

É mais sábio beber água, água com gás, água saborizada, chás e café (os últimos dois se você os tolera). 

4. Manere o consumo álcool 

Uma coisa é certa, não existe nenhum álcool saudável, mas ele certamente pode se encaixar em uma dieta saudável. 

Só que beber com muita frequência e em quantidade pode afetar negativamente sua saúde. Além do mais, impedi-lo de alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar (*)

Se você acha que reduzir o consumo de álcool pode ser útil para você, defina uma meta razoável para se manter na linha, como limitar o consumo de bebidas apenas às noites de fim de semana ou definir um limite de bebida para a semana.

5. Sente-se menos e mova-se mais

Seja por ter um trabalho sedentário ou simplesmente por ser inativo, muitas pessoas sentam-se mais do que deveriam. Ficar sentado demais pode ter efeitos negativos na saúde. Na verdade, pode estar ligado a um aumento do risco de mortalidade geral (*)

Tomar a decisão de sentar-se menos é uma resolução fácil e alcançável que pode ser adaptada para se adequar ao seu estilo de vida.

Por exemplo, se você tem um trabalho burocrático que requer longos períodos sentado, tome a decisão de fazer uma caminhada de 15 minutos na hora do almoço ou levantar e caminhar 5 minutos a cada hora.

6. Encontre uma atividade física que goste

A cada ano novo, as pessoas adquirem assinaturas caras de academias, estúdios de ginástica e programas de condicionamento físico online na esperança de eliminar o excesso de gordura corporal. 

Embora a maioria comece forte, não transformam sua nova rotina em um hábito duradouro.

Você pode fazer diferente e aumentar as chances de manter suas resoluções de condicionamento físico. Para começar, escolha uma atividade que você goste e veja se ela se encaixa em sua programação.

Em seguida, estabeleça uma meta alcançável, como planejar treinar alguns dias específicos por semana, em vez de planejar todos os dias.

Estabelecer uma meta mais realista pode aumentar as chances de fazer sua nova rotina durar, especialmente se você for novo no treino.

7. Durma com mais qualidade

O sono é uma parte essencial da saúde geral e a privação do sono pode levar a consequências graves. Por exemplo, a falta de sono pode aumentar o risco de ganho de peso, doenças cardíacas e depressão. (*, *,*)

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas não dormem o suficiente, por isso é importante se concentrar em sua agenda e estilo de vida para determinar as melhores maneiras de melhorar a quantidade e a qualidade do sono.

Diminuir o tempo de tela antes de dormir, reduzir a poluição luminosa em seu quarto, reduzir o consumo de cafeína e ir para a cama em um horário razoável são algumas maneiras simples de melhorar a higiene do sono. (*, *)

8. Tire mais tempo para você e pratique o autocuidado 

Reservar um tempo para si mesmo não é egoísmo. Na verdade, é fundamental para uma saúde e bem-estar ideais. 

Para pessoas com agendas lotadas e tempo limitado, tomar a decisão de se dedicar ao autocuidado pode exigir algum planejamento. No entanto, vale a pena o investimento de tempo.

O autocuidado não precisa ser elaborado ou demorado. Pode significar simplesmente preparar uma refeição especial e saudável para si mesmo, dar um passeio na natureza, ler por alguns minutos, ouvir sua música favorita ou dormir uma hora extra.

9. Experimente um novo hobby

É comum que os adultos deixem que passatempos antes amados caiam no esquecimento à medida que envelhecem devido a agendas lotadas ou falta de motivação.

No entanto, pesquisas mostram que manter um hobby que você ama pode ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável. (*)

Tome a decisão de experimentar um hobby no qual você sempre se interessou - ou retome um hobby que costumava lhe trazer alegria.

Alguns exemplos incluem: dançar, desenhar, pintar, montar quebra-cabeças, fazer aula de teatro, aprender novas línguas, praticar esporte. 

10. Passe mais tempo ao ar livre

Passar mais tempo ao ar livre pode melhorar a saúde ao aliviar o estresse, elevar o humor e até trazer inúmeros benefícios para a saúde. (*)

Tomar a decisão de Ano Novo de passar mais tempo fora de casa todos os dias é uma meta sustentável e saudável que pode beneficiar a maioria de todos, não importa onde você more.

Isso não deve significar ficar ausente da sua família. Procure incluir as outras pessoas da família nessa atividade ao ar livre sempre que possível.

Dar um passeio ao ar livre durante a sua pausa para o almoço, passear com o cachorro todos os dias, fazer caminhadas nos fins de semana ou visitar o parque local são maneiras de incorporar a natureza em sua rotina diária.

11. Limite o tempo que você fica no computador e celular 

Muitas pessoas dependem de seus telefones e computadores para trabalhar e se divertir. No entanto, gastar muito tempo em dispositivos eletrônicos - especialmente nas redes sociais - tem sido associado à depressão, ansiedade e solidão em alguns estudos. (*, *, *)

Definir uma resolução para reduzir o tempo que você gasta navegando nas redes sociais, assistindo TV ou jogando no computador pode ajudar a melhorar seu humor e aumentar a produtividade.

12. Experimente a meditação

A meditação é uma forma baseada em evidências de promover o bem-estar mental. Pode ser particularmente útil para pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão (*, *)

Meditação é treinamento mental. Fazendo muito disso, você pode melhorar suas capacidades mentais ao longo do tempo - como o treinamento com pesos.

Experimentar esta prática é uma resolução perfeita para o Ano Novo, porque existem muitas maneiras de meditar e é fácil encontrar livros, podcasts e aplicativos que ensinam como iniciar uma prática de meditação.

13. Esteja mais presente

Seu corpo pode habitar fisicamente um espaço quando sua mente está em outro lugar. Esse desligamento pode acontecer com mais frequência quando você se sente entediado, estressado ou preocupado de alguma forma.

Estar presente (ou viver conscientemente) significa simplesmente que você está focado e envolvido no aqui e agora, não distraído ou mentalmente ausente.

A pesquisa mostra que estar mais presente pode melhorar a satisfação com a vida, diminuindo os pensamentos negativos, o que pode, assim, melhorar a saúde psicológica (*,*)

Tomar a decisão de Ano Novo de ser mais consciente e presente pode ajudá-lo a se sentir mais contente em sua vida cotidiana.

Gastar menos tempo no telefone, parar para observar o ambiente e ouvir os outros com atenção são maneiras simples de estar mais presente.

14. Pare de falar do seu corpo de forma negativa

Falar negativamente sobre seu corpo pode levar a sentimentos de vergonha corporal, níveis mais elevados de insatisfação corporal e diminuição da autoestima. (*)

Faça uma resolução saudável de Ano Novo para se envolver regularmente em uma conversa interna positiva e reduzir a conversa corporal negativa. 

Isso pode não apenas ajudar a melhorar seu relacionamento com seu próprio corpo, mas também encorajar outras pessoas a pararem de falar negativamente sobre si mesmas.

Não interprete isso como uma licença para comportamentos de saúde precários. Aceitar o corpo é realmente aceitar o corpo que você provavelmente tem, mas ainda se esforçando para ter o corpo mais saudável que você poderia ter.

Conclusão

Embora a maioria das resoluções de Ano Novo seja mantida apenas por um curto período, as resoluções saudáveis ​​listadas acima são formas sustentáveis ​​de melhorar sua saúde física e emocional que podem ser seguidas por toda a vida.

Criar uma relação mais saudável com os alimentos e cuidar melhor do corpo e da mente pode melhorar drasticamente sua saúde de várias maneiras.

Neste Ano Novo, experimente algumas das resoluções neste artigo para ajudar a tornar este ano - e os anos que se seguem - o mais saudável e feliz possível.


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