Os alimentos de origem animal são uma parte importante de nosso passado evolutivo, tendo desempenhado um papel crítico em nosso desenvolvimento como espécie. (*, *)

Eles receberam até o crédito de nos permitir desenvolver cérebros grandes e complexos que são exclusivos dos humanos. Na verdade, podemos ser geneticamente programados para apreciar o sabor e a textura da carne desde muito cedo.

Além de ser saborosa, a carne vermelha oferece muitos benefícios nutricionais:

1) Proteína de alta qualidade: 

Uma porção de 100 gramas de carne vermelha contém cerca de 20-25 gramas de proteína, dependendo de quão gordurosa ela é (cortes mais magros têm mais proteína). Como ovos, laticínios e outros produtos animais, a carne vermelha fornece proteínas consideradas completas, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais nas quantidades que seu corpo necessita. (*)

2) Várias vitaminas e minerais: 

A carne vermelha é uma excelente fonte de muitos micronutrientes importantes, incluindo vitamina B12, niacina, selênio, zinco e potássio. A carne contém uma série de substâncias bioativas e antioxidantes: Creatina, Taurina, Glutationa, Ácido linoléico conjugado (CLA), Colesterol. (*)

Não se preocupe com o colesterol. Este composto desempenha muitas funções em seu corpo. Na maioria das pessoas, o colesterol da dieta tem pouco efeito sobre o colesterol do sangue e geralmente não é considerado um problema de saúde

3) Adiciona vitaminas B à sua dieta

As vitaminas B são essenciais para uma dieta saudável, mas, infelizmente, muitas pessoas não recebem o suficiente. As carnes vermelhas são ricas em vitaminas do complexo B, particularmente B12, que os vegetarianos e veganos geralmente tomam como suplemento. 

Este nutriente desempenha um papel crítico na saúde geral, e uma  deficiência pode levar a uma variedade de complicações de saúde, desde doenças cardiovasculares até câncer. 

Além da B12, a carne vermelha também contém outras vitaminas B essenciais, incluindo: Vitamina B6, Tiamina, Folato, Riboflavina, Niacina, Ácido pantotênico.

3) Ferro heme: 

Todos os tipos de carne vermelha são ricos em ferro heme, que seu corpo absorve mais facilmente do que a forma não heme de ferro encontrada nas plantas. Consumir carne vermelha regularmente pode ajudar a aumentar seus estoques de ferro e prevenir a anemia por deficiência de ferro. (*)

4) Pode ajudar a preservar os músculos: 

É uma pena que geralmente perdemos músculos à medida que envelhecemos devido a alterações hormonais e outras alterações fisiológicas. Em um estudo, mulheres mais velhas que consumiram 160 gramas de carne vermelha seis dias por semana em combinação com o treinamento de resistência obtiveram maiores ganhos em massa muscular magra e força do que o grupo apenas com treinamento de resistência. (*)

Melhorias semelhantes foram mostradas em estudos de homens jovens e de meia-idade que consumiram carne bovina e triatletas que tomaram suplementos à base de carne, quando comparados a homens da mesma idade que comeram dietas ovo-lacto-vegetarianas ou tomaram suplementos à base de soro de leite durante o treinamento de força. (*, *)

5) Pode ajudar a prevenir a fragilidade: 

Em um estudo recente com mulheres mais velhas, o consumo de grandes quantidades de proteína animal, incluindo carne vermelha, foi associado a uma diminuição do risco de fraqueza, perda de força e outras mudanças que costumam ocorrer com o envelhecimento.

Além disso, as fontes de proteína animal podem beneficiar a preservação da massa corporal magra, independentemente do nível de atividade física. (*, *)

Conclusão:

A carne vermelha não merece sua reputação de ser prejudicial à saúde. Caloria por caloria, a carne bovina é um dos alimentos mais ricos em nutrientes que existem.

A carne contém dezenas de nutrientes promotores de saúde de que precisamos em nossa dieta. Claro, existem outros alimentos que oferecem alguns dos mesmos aspectos positivos, mas não na mesma quantidade. No geral, é um dos alimentos mais ricos em nutrientes da dieta humana.


No items found.
No items found.
No items found.