Introdução

Se você já leu meu artigo sobre as oleaginosas, sabe que apesar de serem muito utilizadas em receitas de dietas de baixo carboidrato, elas são extremamente calóricas, pouco proteicas e ricas em antinutrientes

Uma opção muito superior é a farinha de frango, feita a partir do próprio frango. 

O que é

A farinha de frango é uma farinha feita a partir do próprio frango e é: menos calórica, rica em proteínas, pobre em gorduras, zero carboidratos e é altamente saciante, o que é ótimo para pessoas que estão querendo emagrecer. 

Como é feita

A farinha de frango é feita a partir do cozimento, trituramento e secagem do frango. Pode ser feita com granularidade diversas e como tem um sabor bem neutro depois de pronta, pode ser utilizada tanto em receitas salgadas quanto doces.

Apesar de existirem algumas à venda no mercado, é preciso cuidado, pois muitas são produtos para fins veterinários, para serem incorporadas à ração de animais. 

Prefira fazer a sua farinha de frango em casa ou comprar de algum lugar que garanta que o produto é destinado para humanos. 

No Portal de receitas carnívoras você encontrará o passo a passo para fazer a sua farinha em casa e diversas receitas para usá-la. 

Benefícios

A farinha de frango é a melhor opção em termos de farinhas que você pode consumir. Confira os principais benefícios.

Rica em proteínas

Enquanto as farinhas de oleaginosas são ricas em energia (carboidrato e gordura) e com baixa quantidade de proteína, a farinha de frango é justamente o oposto. Ela é riquíssima em proteína e baixa em carboidratos e gordura. Isso a torna excelente para quem objetiva emagrecer com a dieta carnívora. (*)

Fornece proteína completa

Uma proteína é considerada completa quando, proporcionalmente ao seu conteúdo total de aminoácidos, ela possui uma quantidade suficiente de cada aminoácido essencial. A farinha de frango é uma fonte completa de proteínas. (*)

Constrói e mantém seus músculos

A proteína ajuda seu corpo a manter a massa muscular e também ajuda a construir músculos em conjunto com atividades de força. (*)

Fortalece seus ossos

É importante consumir proteína suficiente para manter os ossos fortes e a farinha de frango é bastante proteica. (*)

Reduz seu apetite

Consumir proteína ajuda você a se sentir satisfeito, o que pode ajudar a reduzir a compulsão por comida e evitar comer demais. (*, *)

Livre de antinutrientes

Apesar das oleaginosas serem promovidas como ótimas para a saúde, algo pouco comentado é que na verdade estão cheias de antinutrientes (ácido fítico, oxalatos, lectinas). 

Ao trocar a farinha de oleaginosas pela farinha de frango, você também está fazendo uma escolha superior em termos de saúde. 

Rica em vitaminas e minerais

A farinha de frango fornece vitaminas do complexo B, vitamina E, Vitamina A e minerais como selênio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, ferro, sódio, cobre, cálcio e manganês. (*, *)

Baixíssimo potencial de reações alérgicas

Enquanto a alergia ao frango é extremamente rara, as farinhas de oleaginosas ou farinha de amendoim (leguminosa) possuem um alto potencial alergênico. 

Melhor digestão

Muitas pessoas se sentem estufadas, com dores abdominais, gases terríveis e com prisão de ventre após o consumo de oleaginosas ou farinhas feitas a partir delas. Se esse é o seu caso, você com certeza vai se surpreender com a farinha de frango, que não causa os mesmos problemas. 

Muito mais em conta

A farinha de frango é feita a partir do peito de frango, que é uma carne com um preço mais em conta. Como a farinha de frango é feita em casa, você elimina o custo de produção e entrega e pode garantir uma boa quantidade por um preço muito inferior ao que pagaria comprando ou preparando farinhas a partir de oleaginosas.

Vai te ajudar a se sentir melhor

Você sabia que o frango contém nutrientes vinculados ao humor? Sim, o frango contém triptofano, um aminoácido responsável por elevar os níveis de serotonina no cérebro. 

A serotonina é o neuroquímico do tipo "sentir-se bem" ligado ao humor. (*)

Fácil de agradar

A grande razão pela qual as dietas fracassam é que as pessoas são privadas de comer coisas gostosas. Vamos ser sinceros aqui, bolos, tortas, pizzas, são coisas extremamente gostosas, mas o grande problema é que não costumam ser feitos com ingredientes saudáveis. 

A farinha de frango é base para diversas receitas que além de serem muito gostosas, também são muito gostosas. Assim fica fácil agradar até mesmo pessoas próximas e parentes que não seguem a dieta carnívora, mas podem ficar impressionados com o que pode ser feito a partir da farinha de frango.

Como usar a farinha de frango

A farinha de frango pode ser utilizada tanto para receitas salgadas quanto doces. Como possui um sabor bem neutro, ela é extremamente versátil. 

Como a farinha de frango tem propriedades culinárias diferentes das outras farinhas, geralmente precisa de ajustes ou desenvolver do zero receitas para substituir oleaginosas por farinha de frango.

No Portal de receitas, além do passo a passo para fazer a farinha, você encontrará receitas de: farofa, tortas, pães, salgados, massas, empanar alimentos e sobremesas feitas com farinha de frango, como o bolo abaixo.

Prazo de validade

Depois de pronta e desde que esteja bem guardada, em pote de vidro, com tampa, a farinha de frango costuma durar até 30 dias na geladeira ou 3 meses no congelador. O ideal é que você faça em quantidade e guarde na geladeira para ir usando aos poucos. Não esqueça de colocar uma etiqueta com a anotação da data de validade e de fechar bem para evitar umidade.

Conclusão

Apesar de existirem diversas farinhas alternativas no mercado, nenhuma delas se compara à farinha de frango. Ela é a melhor aposta para a sua saúde, bolso e vai te ajudar a atingir seus objetivos de emagrecimento ou melhor composição corporal.


No items found.
No items found.
No items found.