Introdução

Alguns dizem que é difícil comer pés de galinha, pois pareciam mãos humanas. A ideia de mastigar essa "coisa assustadora" já os afasta. É difícil para eles imaginar pés de galinha como alimento.

Comer pés de frango pode parecer pouco apetitoso para algumas pessoas, mas é considerado uma iguaria em muitos países asiáticos, incluindo China, Vietnã, Filipinas e Coréia.

Pessoas em outras partes do mundo também comem pés de galinha. Receitas com pés de frango são populares na Jamaica, África do Sul, Trinidad e vários países da América do Sul.

O que há de tão especial nos pés de galinha?

Os pés têm propriedades desconhecidas pela maioria, que são muito benéficas à nossa saúde. Eles ajudam na cicatrização, aumentam a imunidade, deixam os ossos e unhas mais fortes e podem até mesmo melhorar a saúde das gengivas.

Separei aqui alguns destes benefícios, e vou explicar como eles funcionam em nosso organismo.

Nutrição de pés de frango

Os pés de frango consistem principalmente de tecido conjuntivo - pele, cartilagem, tendões e ossos. No entanto, eles ainda são muito nutritivos e fornecem uma boa quantidade de vitaminas e minerais.

Uma porção de 2 pés de frango (70 gramas) fornece:

  • Calorias: 150
  • Proteína: 14 gramas
  • Gordura: 10 gramas
  • Carboidratos: 0,14 gramas
  • Cálcio: 5% do valor diário (DV)
  • Fósforo: 5% do DV
  • Vitamina A: 2% do DV
  • Folato (vitamina B9): 15% do DV

Cerca de 70% do conteúdo total de proteínas é colágeno, uma proteína estrutural que fornece forma, força e resistência à pele, tendões, músculos, ossos e ligamentos. (*)

Pés de frango também são uma boa fonte de ácido fólico (vitamina B9), que auxilia na síntese de DNA e ajuda a prevenir anormalidades no parto. (*)

Os pés de frango têm algum benefício para a saúde?

Os benefícios potenciais para a saúde dos pés de frango estão em grande parte ligados ao seu alto teor de colágeno.

Pode melhorar a saúde e a aparência da pele

As evidências sugerem que a ingestão de colágeno pode melhorar a hidratação, aspereza, elasticidade e densidade da pele. (*, *, *)

Um estudo de 6 meses em 105 mulheres com celulite moderada descobriu que a ingestão regular de colágeno reduziu significativamente a celulite e a ondulação da pele em comparação com o grupo de controle. (*)

Além disso, em uma revisão de 11 estudos em 805 pessoas, a ingestão de colágeno mostrou resultados promissores a curto e longo prazo para a cicatrização de feridas e envelhecimento da pele. (*)

O colágeno pode funcionar aumentando os níveis de ácido hialurônico, uma molécula de retenção de água que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele. (*)

O ácido hialurônico tem um papel significativo na retenção da umidade da pele, o que, em última análise, ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

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Pode ajudar a reduzir a dor nas articulações

Você sabia que especialistas em artes marciais chineses usam pés de galinha como parte de sua dieta? É que o colágeno nos pés de galinha pode aliviar a dor nas articulações. 

A pesquisa sugere que o colágeno pode estimular a regeneração do tecido para reduzir os sintomas da osteoartrite. Esse tipo de artrite desgasta ou quebra a cartilagem, permitindo que os ossos se esfreguem uns nos outros e causando dor, inchaço e dificuldade de movimentação. (*, *)

Um estudo de 3 meses em 191 pessoas com osteoartrite de joelho concluiu que uma dose diária de colágeno derivado da cartilagem de frango reduziu significativamente os marcadores de dor, rigidez e disfunção física. (*)

Um estudo de 12 semanas em 139 atletas com dor no joelho encontrou resultados semelhantes. Aqueles que tomaram 5 gramas de colágeno diariamente experimentaram melhorias significativas na intensidade da dor durante a atividade e uma redução da necessidade de tratamento adicional. (*)

Pode ajudar a prevenir a perda óssea

A ingestão de colágeno pode melhorar a formação e densidade óssea em mulheres na pós-menopausa.

Um estudo de 1 ano em 102 mulheres descobriu que a ingestão de 5 gramas de peptídeos de colágeno - uma forma de colágeno degradado - por dia aumentou a densidade mineral óssea e a síntese, enquanto diminuiu a degradação óssea, em comparação com um grupo de controle. (*)

Da mesma forma, em um estudo com 39 mulheres, aquelas que tomaram um suplemento de colágeno apresentaram perda significativamente menor de densidade mineral óssea do que o grupo de controle. (*)

Os pesquisadores acreditam que o colágeno pode fornecer esses efeitos porque é um dos principais constituintes da massa óssea.

Outros benefícios

Devido ao seu alto teor de colágeno, os pés de frango também estão associados aos seguintes benefícios:

  • Ajuda no controle do açúcar no sangue. Um estudo determinou que as proteínas dos pés de galinha podem ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue, estimulando o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), um hormônio que ativa a produção de insulina. (*)
  • Promove a saúde do coração. O colágeno é um componente vital das artérias e veias, junto com a elastina. A pesquisa sugere que uma boa relação elastina para colágeno é crucial para prevenir doenças cardíacas. (*)

Dica final

Esses são apenas alguns dos benefícios dos pés de galinha para o seu bem estar. Sendo assim, a sugestão é parar de desperdiçar esse alimento tão relevante e passar a colocá-lo com frequência no seu prato. A sua saúde vai agradecer!

Se você nunca os comeu antes, experimente preparar um caldo de osso de pés de galinha , uma preparação que pode servir como uma maneira sutil, nutritiva e saudável de facilitar a ingestão deles.

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