Introdução

O processo de evolução da sociedade, com a urbanização e o desenvolvimento de diversas tecnologias, foi muito positivo em diversos aspectos, porém trouxe alguns prejuízos, principalmente para a saúde das pessoas.

O modo de viver e trabalhar no mundo moderno atrapalhou o ciclo circadiano e o resultado é percebido na perda da qualidade de sono e de alimentação. A disrupção do ciclo circadiano (que já falamos nesse post com mais detalhes) desregula o metabolismo e causa muitos problemas de saúde no curto e longo prazo.

É aí que entra a crononutrição, uma ciência relativamente nova que se ocupa em estudar a relação entre nutrição e o ciclo circadiano, tendo em vista o aumento de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares na população, relacionadas a essa disrupção do ciclo.

Leia até o fim deste artigo para entender melhor sobre crononutrição, suas vantagens e por que eu escolhi utilizar essa abordagem na minha prática clínica. 

O que é cronobiologia?

A cronobiologia é o estudo sistemático dos fenômenos que acontecem em ritmos específicos em uma matéria viva, em todos os seus níveis de organização. Dentro da cronobiologia estão vários estudos de ritmos biológicos e suas variáveis e mudanças associadas.

Por exemplo:

·       o ritmo circadiano: ciclo de 24 horas, que inclui ciclos fisiológicos e comportamentais, como dormir;

·       o ritmo ultradiano: ciclo biológico com um período mais curto e frequência maior que o ritmo circadiano;

·       o ritmo infradiano: ritmo biológico que dura mais de 24 horas, como um ciclo menstrual.

Nas últimas décadas, a cronobiologia tornou-se um campo de interesse multidisciplinar em medicina geral e psiquiatria (*).

A pesquisa em cronobiologia está em constante crescimento e tem contribuído para o desenvolvimento de um campo de pesquisa interdisciplinar.

O Prêmio Nobel de Medicina de 2017 foi concedido a cientistas que investigaram mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano.

O que é crononutrição?

As funções fisiológicas e comportamentais dos organismos estão sob controle circadiano. Qualquer interrupção nos ritmos circadianos pode afetar os processos biológicos e mentais. Como consequência, tais rupturas podem levar ao desenvolvimento de transtornos físicos ou mentais. (*)

Com a crononutrição são levados em consideração fatores comportamentais, fisiológicos, metabólicos e epigenéticos, pensando em toda a rotina alimentar da pessoa, para fazer os estudos e analisar os seus impactos no ritmo circadiano do organismo. 

Ou seja, é a ciência que faz a união entre nutrição, biologia circadiana e metabolismo, verificando os impactos da alimentação e do ritmo circadiano.

O que se estuda nessa área?

Para ficar bem claro, a crononutrição estuda a relação entre metabolismo, alimentação, e o horário e a frequência da alimentação de uma pessoa, avaliando seu impacto no corpo.

Sabemos que a alimentação interfere nos ciclos dos nossos relógios biológicos, que, por sua vez, regulam todas as nossas funções básicas, fisiológicas e comportamentais.

Portanto, a crononutrição é um estudo de cada indivíduo, relacionando seu relógio biológico com seu padrão alimentar, visando o equilíbrio nutricional adequado para o corpo.

O melhor de tudo é que ela pode ser praticada por qualquer pessoa, não importa sua idade nem em qual fase da vida ela esteja. Se os planos forem organizados por um profissional qualificado, será possível atingir o melhor aproveitamento dos alimentos para o paciente.

Por qual motivo eu decidi estudar crononutrição?

Eu conheci o conceito de ritmo circadiano e crononutrição em 2018 e desde então tenho me dedicado a estudar e me aprofundar nesse assunto. Me apaixonei por esse tema, principalmente depois que passei a aplicar na minha rotina e vi os inúmeros benefícios que me proporcionou.

Por exemplo: melhora incrível da disposição ao longo do dia, muito mais facilidade em pegar no sono, melhores noites de sono, melhora da composição corporal, humor muito mais controlado etc.

Por viver na prática a crononutrição, essa é uma abordagem que pretendo usar em todos os meus pacientes, devido aos benefícios tanto para saúde física quanto mental, como controle de peso, fortalecimento do sistema imunológico, sono de qualidade e equilíbrio dos hormônios.

Se você tem interesse em uma consulta comigo para entender melhor como aplicar a crononutrição na sua vida também, cadastre-se aqui e garanta já seu horário na agenda de 2022. Será um prazer atendê-lo(a). 

Vantagens de um atendimento nutricional que contempla a crononutrição

As vantagens são inúmeras, como, por exemplo, um emagrecimento mais rápido, maior adesão no tratamento, menos vontade de comer besteiras e melhora de exames laboratoriais.

O planejamento e execução de uma nutrição personalizada, que leve em consideração não apenas a quantidade consumida, mas também a qualidade dos alimentos e os horários das refeições, mantém os ciclos circadianos funcionando bem. Isso leva a um corpo e uma vida mais saudáveis.

Com tantos benefícios para uma vida melhor, não entendo como nutricionistas e médicos não trazem essa abordagem para suas práticas clínicas. Isso mostra o quanto estão desatualizados. O problema é que, no final das contas, quem sofre é o paciente, que acaba recebendo um tratamento menos efetivo.

Os melhores resultados são alcançados através de profissionais capacitados e atualizados, que direcionam seus pacientes para os melhores e mais modernos tratamentos, com eficácia comprovada. Inclusive, praticamente todo o conteúdo sobre esse assunto, com dados e pesquisas, está em inglês. Sabemos que muitos profissionais não dominam a língua e acabam ficando para trás nos estudos.

Por isso, se você que está aqui me lendo agora e quer resultados de verdade, procure por profissionais que estão continuamente se atualizando.

O que dizem os estudos?

Vale ressaltar que os seres humanos são parte de uma espécie diurna que se alimenta durante o período de claridade e repousa durante a noite.

Falando em estudos, segundo o "The Big Breakfast Study", a crononutrição, direcionando a pessoa no que comer e quando comer, interfere no gasto energético e no peso corporal. Ou seja, auxilia no emagrecimento. (*)

 Nesse mesmo sentido, pesquisas mostram que as pessoas que realizam muitas atividades no fim do dia, apresentam mais doenças cardiometabólicas, sobrepeso e obesidade. Já aquelas que tem uma vida mais ativa cedo do dia, ao contrário, tendem a manter hábitos alimentares melhores e menos predisposição a essas mesmas doenças. (*)

Outro estudo mostrou que manter uma alimentação diurna, leva a perda de peso e a melhorias no metabolismo, apenas para reforçar a ideia. (*) 

Veja quantos benefícios a crononutrição oferece:

·       Controle de peso

·       Perda de gordura corporal

·       Melhora do sono

·       Melhor digestão

·       Nutrientes absorvidos, garantindo todos os seus benefícios relacionados

·       Hormônios mais equilibrados

·       Colesterol regulado

·       Menor risco de doenças cardiovasculares

·       Menor risco de diabetes

·       Sistema imunológico fortalecido

·       Etc.

Conclusão

Ficou claro que nosso corpo pode apresentar diferentes resultados, tanto estéticos quanto de saúde, dependendo do funcionamento do relógio circadiano, fatores ambientais, comportamentais, qualidade e horário das refeições e ciclos de sono-vigília. 

Portanto, para uma regulação do metabolismo, e para usufruir de todos os benefícios que já apresentei até aqui, é necessária uma prática bastante atualizada e individualizada.

A qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos sempre merecem destaque, porém, a busca por uma alimentação e estilo de vida saudáveis deve levar em conta também o horário em que as refeições são realizadas ou não.

Um bom plano de crononutrição, realizado por um profissional capacitado, evita uma série de problemas, como diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol alto, além de garantir um emagrecimento otimizado. (*)

Entre em contato para marcar sua consulta comigo em 2022!

No items found.
Ritmo circadiano:  o que é e por que você deve aprender mais sobre isso?
relacionado

Ritmo circadiano: o que é e por que você deve aprender mais sobre isso?

A cronodisrupção acontece quando existem interrupções no ritmo circadiano. Veja como evitar.

Acessar artigo
Respeitar o ritmo circadiano pode te ajudar a dormir melhor e a emagrecer!
relacionado

Respeitar o ritmo circadiano pode te ajudar a dormir melhor e a emagrecer!

Você se alimenta bem, exercita e ainda assim, vem ganhando peso? Ou demora muito para emagrecer? Saiba o motivo.

Acessar artigo
No items found.